Formato de arquivo RFT

Visão geral

Arquivos RFT são componentes integrais dos projetos Autodesk Revit, servindo como modelos para modelagem de infraestrutura de construção (BIM). Estes arquivos contêm elementos pré-desenvolvidos, tais como os modelos 3D, layouts e designs que os usuários podem aproveitar ao iniciar um novo projeto. Rfts agem como desenhos, oferecendo uma base sobre a qual arquitetos, engenheiros e profissionais da construção podem construir estruturas complexas de forma eficiente. Enquanto esses ficheiros de modelo são tipicamente lidos apenas para garantir a consistência em todo o projeto, eles fornecem enorme flexibilidade permitindo a personalização através da criação de modelos personalizados.

Principais Características

  • Template-Based Design: Os arquivos RFT servem como modelos personalizáveis para projetos Revit.
  • 3D Modeling Support: Contém modelos 3D e elementos gráficos essenciais para o design BIM.
  • Integração com Outros Formatos: Trabalha sem sentido ao lado dos arquivos RFA (Revit Family) dentro do ecossistema Revit.
  • Leia-Só Proteção: Assegura a consistência evitando alterações aleatórias em modelos padrão.
  • Capacidades de personalização: permite que os usuários salvem seus próprios templates personalizados de projetos existentes.

especificações técnicas

Formação Estrutura

Os arquivos RFT são binários em natureza, projetados especificamente para uso com o software Revit da Autodesk. Eles armazenam uma variedade de dados, incluindo modelos 3D e elementos gráficos necessários para a criação de famílias dentro de projetos BIM. A estrutura interna é otimizada para se integrar sem sentido com outros formatos de arquivo revit, como o RFA.

Componentes essenciais

  • Headers: Conte metadados sobre o modelo, informações de versão e detalhes de compatibilidade.
  • Body: Inclui os principais dados que incluem modelos 3D, designs e layouts.
  • Chunks: armazenamento segmentado para vários tipos de elementos gráficos e componentes de design.

Normas e Compatibilidade

Os arquivos RFT aderem aos padrões de propriedade da Autodesk para projetos Revit. Eles são compatíveis em várias versões da revit, mas podem exigir atualizações ou conversões quando se move entre os principais lançamentos da versão. O suporte da plataforma inclui ambientes Windows, macOS e Linux onde é instalado a revita.

História e Evolução

O formato RFT foi introduzido juntamente com as primeiras iterações do software Revit para fornecer uma maneira padronizada para os usuários criar e compartilhar modelos de família dentro de projetos BIM. Ao longo do tempo, como a revit evoluiu de uma ferramenta de modelagem básica para uma plataforma abrangente para design arquitetônico e gerenciamento de construção, assim também fez as capacidades e características dos arquivos RFT. Os principais avanços incluem melhorias na compatibilidade com outros formatos de arquivo como RFA, opções de personalização melhoradas e integração aumentada com ferramentas de colaboração baseadas na nuvem.

Trabalhando com arquivos RFT

Abertura de arquivos RFT

Para abrir um arquivo RFT, você precisa de Autodesk Revit instalado no seu sistema. O software suporta ambos os sistemas operacionais Windows e macOS. Simplesmente lançar o revit e usar a função “Open” para localizar e carregar o seu modelo rFT em um projeto novo ou existente.

Conversão de arquivos RFT

Conversão de arquivos RFT geralmente envolve economizá-los como ficheiros de família padrão (RFA) dentro da Revit, que podem então ser usados em outros projetos ou convertidos em diferentes formatos usando ferramentas de terceiros. cenários de conversão comuns incluem exportar templates para uso em vários projectos ou convertê-las em um formato mais universalmente acessível como DWG.

Criação de arquivos RFT

Criar um arquivo RFT envolve salvar um modelo de família personalizado do Revit. Você pode modificar as famílias existentes, adicionar novos elementos e, em seguida, salvar toda a configuração como modelo usando a função “Save As” com a extensão .rft.

Casos de Uso Comuns

  • Project Initialization: Iniciar um novo projeto carregando templates pré-desenvolvidos que incluem componentes padrão.
  • Design Standardization: Garantir a consistência em vários projetos usando arquivos RFT predefinidos para elementos comuns como portas, janelas e móveis.
  • Fluxos de trabalho colaborativos: partilha de elementos de design padronizados entre membros da equipe ou diferentes departamentos dentro de uma organização.

Benefícios e Limites

As vantagens são:

  • Elementos de Design Estandardizados: Assegura a consistência em todos os projetos.
  • Eficiente Iniciativa de Projetos: Instalação rápida de novos projetos com modelos pré-desenvolvidos.
  • Flexibilidade de personalização: Capacidade de criar e salvar modelos personalizados para necessidades específicas do projeto.

Limitações:

  • Compatibilidade Problemas: Pode exigir conversão ou atualizações quando se move entre versões diferentes do Revit.
  • Accessibilidade limitada: Principalmente acessível dentro do ecossistema Autodesk, limitando o uso cross-platform.

Desenvolvimento de recursos

A programação com arquivos RFT é suportada através de várias APIs e bibliotecas. exemplos de código e guias de implementação serão adicionados em breve.

Perguntas frequentes

  • Como posso abrir um arquivo RFT?

  • Você pode abrir arquivos RFT usando o Autodesk Revit no Windows ou no macOS.

  • Os arquivos RFT podem ser modificados diretamente?

  • Normalmente, os arquivos RFT são lidos apenas para manter a consistência em todo o projeto. no entanto, você pode salvar uma versão personalizada como um arquivo RFA.

  • Qual a diferença entre arquivos RFT e RFA?

  • Os arquivos RFT servem como padrões para novas famílias em Revit, enquanto os ficheiros RFA contêm definições individuais de família que podem ser usadas diretamente dentro de projetos.

Referências

 Português